Mato Grosso, Domingo, 05 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat é proponente do projeto de construção da Agenda 21 de Cáceres
Unemat é proponente do projeto de construção da Agenda 21 de Cáceres
30/08/2005 15:29:57
por Coordenadoria de Comunicação Social
 Projeto Bases foi apresentado em cerimônia de Lançamento do Projeto de Contrução da Agenda 21 de Cáceres
Projeto Bases foi apresentado em cerimônia de Lançamento do Projeto de Contrução da Agenda 21 de Cáceres

A sociedade organizada, representada pelos organismos ligados aos movimentos sociais, instituições militares, autoridades políticas do município e comunidade universitária, esteve reunida hoje (30/08) em Cáceres para o evento de abertura dos trabalhos para construção da Agenda 21 no município.

O projeto, coordenado pela Universidade do Estado de Mato Grosso por meio professora Carolina Joana da Silva , recebe os recursos do Ministério da Justiça e é assessorada pela Divisão da Agenda 21 da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente,MMA.

A proposta objetiva a elaboração de um conjunto de planos e ações e metas em prol do desenvolvimento sustentável cacerense. Para o evento de Lançamento da proposta um vídeo sobre a Carta da Terra, parâmetro ético em que está baseada a Agenda 21, foi apresentado aos participantes. A intenção dos organizadores do evento foi buscar a sensibilização dos envolvidos para a construção da Agenda Local. "Estamos apresentados aos participantes todos os momentos, fases como também as formas de envolvimento da sociedade na construção desse projeto”, afirmou Carolina Joana

A Agenda 21 é baseada no comprometimento firmado por diversos países durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano (Rio/92). Entre as diretrizes a conferência apontou para todas as nações a incumbência de elaborar planos de ações e metas voltados para a resolução de problemas ligados ao meio ambiente e por extensão ao homem.

Na cerimônia de abertura, autoridades municipais e representantes das entidades envolvidas no projeto ressaltaram a importância da implantação da Agenda 21 no município.

Em sua fala o prefeito de Cáceres, Ricardo Henry, destacou a parceria entre Poder Público e Universidade na construção de proposta que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população cacerense.

Representado o reitor da Unemat Taisir Karim na cerimônia, o vice-reitor da Instituição, Almir Arantes ressaltou em seus discursos a defesa da conservação do meio ambiente como um dos eixos de atuação em que baseia o trabalho da Universidade.

Para o vice-reitor, a coordenação do projeto de construção da Agenda 21 em Cáceres é dos exemplos das ações da Universidade nas regiões onde está presente. “A história da Unemat se integra e se confunde com uma agenda social muito forte, tanto que em nossos documentos a Agenda 21 e a Carta da Terra estão presentes explicitamente, logo são parte das nossas ações.Tudo o que fazemos está voltado para uma questão social mais ampla”, afirmou Almir

Falando em nome da Coordenação da Agenda 21 do MMA, Márcia Maria Facchina destacou uma das características principais do projeto e que está presente nas ações tanto da Universidade como na atuação dos movimentos sociais que é a mobilização popular. Para técnica está um dos pontos primordiais na processo de construção da Agenda 21, o que em Cáceres será facilitado pela forte atuação da sociedade organizada. “Nós elaboramos uma metodologia que a gente nomeou de passo a passo da Agenda 21 local. O que pretendemos fazer neste momento é explicar como a gente está visualizando essa metodologia. Adaptando e basicamente sensibilizando todos os grupos sociais e toda a população para a montagem de um plano de desenvolvimento sustentável para o município.”explicou .

Após a cerimônia oficial de lançamento do projeto, uma palestra versada pela Pró-reitora de Extensão e Cultura, Solange Ikeda Castrillon apresentou o diagnóstico sócio–ambiental para o Planejamento Urbano de Cáceres. O diagnóstico é fruto do projeto Bases, atividade de pesquisa e extensão constituída em 12 subprojetos. A atividade promovida pela Unemat, teve a pró-reitora em sua coordenação geral.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada